Relato de Evento – Fórum San Tiago Dantas: 15 anos de história do PPGRI STD

Matheus de Oliveira Pereira [1]

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2018, o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas realizou a segunda edição de seu Fórum acadêmico. Desta vez, o Fórum foi dedicado às comemorações dos quinze anos do Programa, e a uma reflexão por parte dos docentes, discentes e funcionários a respeito da trajetória percorrida e dos desafios futuros.

O programa San Tiago Dantas surgiu a partir de um edital homônimo lançado pela CAPES em 2001. Naquela ocasião, o interesse da CAPES, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), era fomentar a criação de programas acadêmicos na área de Relações Internacionais que, até então, era incipiente no país. Estimulados pelo edital, pesquisadores que desenvolviam projetos de pesquisa no âmbito do CEDEC formularam uma proposta que continha uma inovação significativa: em vez de uma universidade, o projeto propunha criar um programa a partir de um consórcio de três destacadas instituições do estado de São Paulo – a UNESP, UNICAMP e PUC-SP. Dos cinco projetos contemplados na ocasião, o único que segue ativo é o San Tiago Dantas, que conta com aval da família do ex-chanceler para usar oficialmente o nome.

O modelo interinstitucional, à época visto com ceticismo, mostrou-se viável e hoje é um precedente positivo para arranjos semelhantes em diferentes áreas. No campo acadêmico, os quinze anos marcam uma trajetória que posiciona o programa como uma referência nos estudos de Relações Internacionais no Brasil, como é atestado por diferentes métricas. Trabalhos produzidos no programa receberam diversos prêmios de excelência acadêmica, como o Prêmio CAPES de Tese de Doutorado (área de Ciência Política e Relações Internacionais) e o Prêmio Franklin D. Roosevelt de Estudos sobre os Estados Unidos da América. Ademais, o programa é vencedor das três edições do Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado da Associação Brasileira de Relações Internacionais (2015, 2016 e 2017).

O programa é a instituição sede do único Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da área de ciências humanas no Brasil – o Instituto Nacional para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), bem como de projetos contemplados pelos programas Pró-Defesa e Pró-Estratégia, de fomento aos estudos de defesa e segurança internacional. A reputação pode ser verificada ainda pela atração de estudantes de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

Durante os dois dias do Fórum, essas e outras realizações foram passadas em revista pela comunidade do programa, que destacou de maneira unânime o impacto de uma cultura de trabalho colaborativa sobre os resultados alcançados. O caminho percorrido pelo programa se situa em quadra particular da história brasileira, na qual os assuntos internacionais adquiriram maior relevo, na esteira do aumento da projeção do país no mundo. O próprio nome do edital sintetiza esse momento, ao evocar a memória de um chanceler reconhecido por uma atuação em defesa da autonomia brasileira na política internacional. Nesse sentido, as oscilações nas conjunturas doméstica e internacional representam desafios ao desenvolvimento da área, às quais o programa não está imune, mas que são também estímulos à reflexão crítica e autônoma dos fenômenos da área de Relações Internacionais que vem caracterizando o San Tiago Dantas nos últimos quinze anos.


[1] Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp – Unicamp – Puc-SP)