Lua Nova

Lua Nova é editada pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e foi fundada em 1984 como uma revista de debate e de intervenção nas grandes questões que mobilizavam a sociedade na época. A partir de 1988, com o número 15, ganhou seu formato atual, com números centrados em núcleos temáticos e com artigos avulsos, voltados para a reflexão de longo alcance, tanto na análise empírica quanto nos fundamentos teóricos, sobre questões relativas a três campos básicos: a democracia, a cidadania e os direitos. Atualmente é publicação de primeira linha no campo acadêmico, com altas avaliações nos órgãos de fomento à pesquisa e com indexação nacional e internacional. Na última classificação do Qualis Periódicos (quadriênio 2013/2016) Lua Nova está relacionada em sua forma impressa de publicação como A1 nas áreas de Direito e Sociologia; A2 nas áreas de Antropologia/Arqueologia, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciência Política e Relações Internacionais, Filosofia, História, Interdisciplinar, Liguística e Literatura; B1 na área de Artes; B2 nas áreas de Ciência Ambientais, Economia, Saúde Coletiva.

Em sua versão online, a Lua Nova está relacionada na última classificação do Qualis Periódicos (quadriênio 2013/2016) como A1 nas áreas de Direito e Sociologia; A2 nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Interdisciplinar; B2 nas áreas de Ciências Ambientais e Saúde Coletiva.

Lua Nova é publicada quadrimestralmente.

Lua Nova dedica-se a fomentar a reflexão que ofereça fundamentos ao debate em profundidade de questões substantivas da atualidade, com ênfase na análise de políticas públicas buscando nelas o que têm de público e do panorama internacional com ênfase na posição brasileira. Dedica também especial atenção à reflexão teórica nacional e internacional (na qual publica textos dos principais autores). Orienta-se também de modo sistemático para a publicação de trabalhos de autores jovens ou iniciantes.

Acesse aqui a página da revista Lua Nova.