Fundado em 1976, o CEDEC é um centro de pesquisa, reflexão e ação dedicado ao estudo de problemas da realidade brasileira nas suas dimensões locais e internacionais. Sua atuação encontra-se centrada em temas como os direitos humanos e a justiça social, a constituição e consolidação da cidadania, as instituições e as práticas democráticas, as políticas públicas vistas da perspectiva do seu caráter público, as relações internacionais e a integração regional. Como associação civil sem fins lucrativos, reúne pesquisadores de diversas instituições acadêmicas e perspectivas teóricas, mantendo sua vocação de espaço plural de debates. Além de projetos de pesquisa, debates e seminários, presta assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas.Para mais informações, acesse o site do CEDEC.
Desde 1984, o CEDEC edita o periódico Lua Nova – Revista de Cultura e Política, um dos principais periódicos científicos da área de Ciências Sociais. A partir de 1988, com o número 15, ganhou seu formato atual, com números centrados em núcleos temáticos e com artigos avulsos, voltados para a reflexão de longo alcance, tanto na análise empírica quanto nos fundamentos teóricos, sobre questões relativas a três campos básicos: a democracia, a cidadania e os direitos. Atualmente é publicação de primeira linha no campo acadêmico, com altas avaliações nos órgãos de fomento à pesquisa e com indexação nacional e internacional.
Os artigos publicados em Lua Nova estão indexados no Brasil no Data Índice; na América Latina no Clase - Citas Latinoamericnas e na Ciencias Sociales y Humanidades, no International Political Science Abstracts e na Redalyc - Red de Revistas Científicasde América Latina y el Caribe, España y Portugal. A versão eletrônica da revista está disponível na ScieLo e no portal da Capes.
Publicados desde 1983, os Cadernos CEDEC é publicação seriada, de periodicidade trimestral, que tem o objetivo de divulgar resultados de estudos e pesquisas sobre temas diversos de interesse do CEDEC, realizados por seus associados, por pesquisadores convidados e pela comunidade acadêmica.
A partir de 2017, os Cadernos Cedec iniciam Nova Série, com redefinição de seus objetivos, modelo e forma para adequar a divulgação do conhecimento às condições atuais das mídias digitais. Trata-se da publicação de trabalhos com escopo e extensão mais amplos que artigos de periódicos científicos. A ênfase se refere à apresentação detalhada de problemas e objetivos de pesquisas, sua formulação teórico-metodológica, dados levantados e análises ampliadas dos resultados alcançados. Os Cadernos também incluem dossiês temáticos e a memória de seminários e debates sobre temas da atualidade e de outros eventos realizados pelo CEDEC e/ou por instituições parceiras.