Sobre

CONTINUAR A PENSAR A DEMOCRACIA

“Pensar sobre a nossa própria ação nesse momento de rápidas mudanças: eis o desafio que se oferece, não apenas aos que se situam no campo da oposição ao atual regime brasileiro, como também a todos os que assumiram o compromisso de fazer nascer no Brasil uma sociedade nova. Essa reflexão tem de ser necessariamente aberta, ampla e democrática. Polêmica e criativa. Não queremos apresentar, apenas, os pontos de vista dos que acreditam que já têm soluções para os nossos problemas. Queremos uma revista capaz de afrontar a realidade a partir de uma reflexão plural, apoiada na diversidade de pontos de vista que formam a sociedade.”

O trecho do editorial de fundação da Lua Nova exprime com clareza o compromisso que marca o CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea) desde a sua fundação, o de pensar criticamente as possibilidades de uma democracia substantiva no Brasil. É movido por esse projeto intelectual que surge o Boletim Lua Nova, iniciativa editorial que visa ampliar o espaço de elaboração cultural do centro e refletir sua trajetória, que já soma mais de quatro décadas. A sua missão será a de organizar e selecionar o que se produz nas ciências humanas brasileiras e internacionais de acordo com as abordagens e temas que marcaram a história de seus estudos sobre a cultura contemporânea. Marcado por empreendimentos criados em momentos críticos da história brasileira, o CEDEC lança seu Boletim partindo do pressuposto de que conhecimento organizado e atualizado, bem como a animação de debates abertos e com orientações plurais, são elementos essenciais para o estímulo de reflexões intelectualmente potentes, tão necessárias em momentos de ameaças à democracia.

O Boletim Lua Nova deverá contar com seções que organizam notícias acadêmicas e publicações recentes nas áreas de interesse de seus leitores, entrevistas com intelectuais atuantes nesses campos e, em sua versão on-line, colunas e artigos de autoria coletiva ou individual. Conjuntamente, trará resenhas de livros, ensaios bibliográficos, notícias de teses recém-defendidas e relatos de eventos organizados no CEDEC ou por seus membros. Assim, o Boletim Lua Nova será bem-sucedido se for um espaço que consiga dinamizar e fortalecer debates intelectualmente situados e abertos ao diálogo franco, elementos característicos do CEDEC e de suas iniciativas editoriais.


Comissão editorial

Álvaro Okura (Unicamp)

Angelo Lira (CEDEC; NEAI-IPPRI; ODR)

Carla Vreche (Unicamp)

Isabella Meucci (Unicamp)

Leonardo Belinelli (USP)

Natália Mello (USP)


Colaboradores

Andréia Fressatti (Unicamp)

Cornélia Crucean (Unicamp)

Rodger Richer (Unicamp)


Periodicidade

O Boletim Lua Nova é uma publicação quadrimestral.


Cedec

Rua Riachuelo 217 4º andar, sala 42 – Sé, São Paulo – SP

+55(11)3871.2966


Números publicados

Para acessar os números já publicados do Boletim Lua Nova, acesse: https://boletimluanova.org/boletim-lua-nova/