Andrei Koerner1
Celly Cook Inatomi2
Yasmin Genesis Domingues de Oliveira3
25 de novembro de 2025
***
O texto a seguir corresponde a Apresentação da última edição dos Cadernos Cedec, organizado por Andrei Koerner, Celly Cook Inatomi e Yasmin Oliveira. A edição completa pode ser acessada aqui.
***
Este número dos Cadernos Cedec traz o relato do processo de implementação do projeto “Acervo Digital Cedec-Ceipoc”4, iniciativa do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea e do Centro de Estudos Internacionais e Política Contemporânea (Ceipoc), desde a sua criação, em 2019, a descrição das rotinas e procedimentos de trabalho adotadas e a lista das entrevistas publicadas e outras produções da equipe ao longo desse período. São publicados também os documentos internos preparados pela equipe durante o processo, revisados por Carla Vreche e catalogados por Yasmin Genesis Domingues de Oliveira, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Diretoria Executiva de Apoio Estudantil (DEAPE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O trabalho de catalogação foi descrito e analisado pela autora em artigo que faz parte desta coletânea.
A decisão de publicar este número com o registro dos processos adotados pela equipe resulta do compromisso com a transparência perante as pessoas entrevistas, pesquisadores/as e o público a respeito dos critérios e procedimentos adotados pelo “Acervo Digital”. Para os/as entrevistados/as, que depositaram confiança na equipe, atenção e muitas horas de trabalho, esta publicação é uma retribuição. O objetivo aqui é reafirmar o compromisso da equipe com a ética em pesquisa e o respeito as pessoas que foram interlocutoras.
Para os/as pesquisadores/as, a publicação interessa na medida em que oferece informações detalhadas sobre a implementação de uma pesquisa que trabalha em conjunto memória, história oral e análise política da atualidade, a fim de apresentar materiais para a análise. Isto é, para além das entrevistas e materiais de apoio disponibilizados no site do “Acervo” e publicações da equipe em relação ao projeto, o relato e documentos sobre esse processo de trabalho podem ser usados como referências para a preparação e implementação de projetos semelhantes.
Para o público, a explicitação dos critérios e procedimentos de trabalho constitui um conjunto de informações úteis para se conhecer como se faz pesquisa acadêmica de qualidade, diferenciando-se de produções que imitam esse tipo de trabalho em sua forma externa, mas que ignoram, desrespeitam ou afrontam as suas regras práticas.
Espera-se que o número 142 desta publicação contribua para a memória e a análise de pesquisas sobre o presente e a atualidade sobre a qual o projeto projetou a atenção, ansiedades e esperanças.
Os organizadores.
- Professor Associado do Depto. de Ciência Política-IFCH/Unicamp, coordenador do Ceipoc-IFCH/Unicamp e pesquisador associado do Cedec. ↩︎
- Professora Colaboradora do PPGCP/Unicamp, pesquisadora do Programa de Pós-doutorado em Gestão de Pesquisa da Unicamp, pesquisadora do Ceipoc-IFCH/Unicamp e associada do Cedec. ↩︎
- Bacharela em Administração Pública pela Unicamp. ↩︎
- Acesse em: https://acervodigital.cedec.org.br/ ↩︎



